sábado, 14 de dezembro de 2013

Menstruação: Absorventes externos (marcas, tipos e duvidas frequentes)

Oi, aqui estou eu para mais uma postagem sobre menstruação, e hoje eu irei falar sobre absorventes externos, você sabia que existem absorventes de vários tipos, formas e tamanhos? Se não, eu lhe apresentarei todos (pelo menos o que eu achar na minha breve pesquisa).
Mas... Antes de tudo, lave as mãos menina!



  • Absorventes externos:
Você provavelmente é usuária fiel deles, boa parte das garotas usam os absorventes externos por medo de usar um interno, ou mesmo por tabu e proibição vinda das mães, o que é super compreensível.
Existem milhares tipos e marcas de absorventes externos, e é muito importante levar em conta o seu fluxo menstrual na hora de escolher o tipo, e também a qualidade deles.

São muitas marcas, que eu nem sei se estou listando todas, mas estou com um número de marcas que pra mim foi surpreendente.

1- Always:
Não duvido nada que você já tenha ouvido falar dessa marca, ou usa ou viu um comercial. É uma ótima marca, eu mesma já usei, tem uma ótima absorção, mas o absorvente com cobertura seca tem prós e contras:
Prós: Absorve o sangramento rapidamente, evitando que ele fique em muito contato com a pele, evitando irritações por culpa do sangue.
Contras: Mas... A cobertura seca sempre me incomodou bastante, grudou na minha pele conforme o sangue saia, e também depois de algumas poucas horas usando ele (por exemplo quando eu dormia com ele, pois fica bastante tempo) a parte de trás se descolava se abrindo e deixando pedaços do algodão cair, o que era muito desconfortável. E também, se você estiver em uma situação difícil e que não dá pra trocar e ele está cheio, o fluxo fica boiando no absorvente, parecendo que você fez xixi.
Recomendo em relação à qualquer marca de absorvente (mesmo que eu não tenha usado) cobertura suave, absorve rápido (nem tanto em comparação, mas...), e é muito mais confortável.

2- Intimus:
Essa é a marca com a que eu mais me dei bem, super confortável e a mesma indicação a cobertura seca que eu falei para o absorvente anterior.

3- Sempre Livre:
Eu nunca usei essa marca de absorvente, e ela se inclui naquelas que são as mais baratas no supermercado.

4- Qualy:
Essa marca eu tive a infelicidade de usar, sim eu usei. Foi em uma das invenções da minha mãe, que como a muito tempo não fica menstruada ela nem se lembra como faz diferença a marca, e claro, porque era bem mais barato que always ou intimus. Não tem uma absorção como promete na embalagem, vasa por qualquer coisinha, não que seja desconfortável ficar com ele, mas não é bom, nem um pouquinho.

5- Lady Soft:
É uma marca barata, mas não pense que só porque é barata que é ruim. Nadinha! A propósito não me arrisco nem um pouco em compará-la as marcas mais caras e famosas no mercado. Recomendo pra quem quiser fazer uma economia na hora das compras, porque: Nem tudo que é barato é ruim.

6- Naturella:
Nunca usei essa marca, não deve ser cara, e na minha opinião, o fato de ter camomila na composição pode ser uma boa, até porque dizem que é bom para diminuir as irritações por culpa do absorvente. E não deve ser caro.
  • E marcas que não são caras, e que também eu nunca usei:






Temos também o absorvente de pano, ele é muito prático, e pode ser usado várias vezes, mas preste bem atenção, NUNCA jogue ele direto na máquina de lavar, pois o sangue pode se espalhar com as outras roupas na máquina, causando uma meleca. Lembre-se de lavá-lo com sabonete para tirar o sangue dele, DICA: sabe aqueles sabões azuis que você vê para vender no supermercado, tem de vários tipos e cores, e o amarelo claro, é o melhor para limpar sangue de calcinha e absorventes de pano.



  • Perguntas frequentes:

1- O material que é usado nos absorventes faz mal a saúde ou a minha pele?
Não, há muito tempo são criados formas diferentes de cobertura, e também pesquisas para ver com que tipo as mulheres se adaptam melhor sem problemas alguns. E também, a matéria-prima usada para os absorventes é especial pra isso, e também vale a pena prestar atenção se você está tendo alguma reação alérgica, ainda mais se você está usando um com cobertura seca, que não é de algodão.


2- De quanto em quanto tempo devo trocar o meu absorvente externo?
Isso pode depender do seu fluxo, mas normalmente de duas a quatro horas é recomendado, para que o sangue não passe muito tempo em contato com a pele.

3- Pode usar os protetores diários todos os dias, sabe, pra evitar que a menstruação me surpreenda no primeiro dia e me suje toda?
Não, não é nada bom usar um protetor diário todos os dias e o tempo todo, ele abafa a região íntima, deixa quente e úmido, o que aumenta o surgimento de infecções, e na minha opinião, não dá toda a proteção que promete na embalagem, pois a cola que vem nele é bem mais fraca que no absorvente comum, então se solta com muita facilidade, levando você a ter de trocar inúmeras vezes.

4- Qual tipo e marca de absorvente devo usar?
A marca depende do gosto é claro. O tipo depende do seu fluxo menstrual, e você pode notar nas embalagens a quantidade de fluxo que o absorvente aguenta, ou muito ou pouco. E também temos tipos diferentes para você usar durante o dia, e também a noite, o que é muito bom para levar em consideração.

5- Como se coloca um absorvente externo?
É muito simples, você só precisa retirar o papel de proteção que tem atrás, e a parte adesiva você deve colocar na calcinha, se ele tiver abas, é só retirar o papel e colar as abas na parte de trás da calcinha.
Costuma vir na embalagem dos absorventes como colocá-los. Eu tenho uma ilustração que mostra como colocar o absorvente externo de pano que eu mostrei para vocês anteriormente:
É basicamente a mesma coisa para o absorvente externo comum, só que não há botões nele, ele apenas colará na sua calcinha, ao invés de se prender, como é no caso do absorvente externo de pano.

Bom, espero que isso te ajude muito.
Até mais.



3 comentários:

  1. Ladysoft é um bom absorvente, principalmente o noturno. A marca Sym também é ótima para dias em que desce pouco. Sempre Livre é realmente baratinho, e traz a vantagem de ter o absorvente cheirosinho. Depois de muitos anos experimentando absorventes, comecei a revezar as marcas: nos dias mais intensos, uso absorventes de marca e qdo vem menos uso as marcas mais baratas. Meu bolso agradece haha

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os absorventes lady soft julguei mal, achava que era horrível, mas que nada é ótimo sem dizer o preço é maravilhoso amei esse absorvente ,amo o protetor diário também , é verdade nem tudo que é barato é ruim e pelo contrário é bom.

    ResponderExcluir
  3. Ladysoft me surpreendeu pela leveza, qualidade e preço... absorve muito bem, não vaza e mesmo a cobertura suave não deixa a sensação de absorvente molhado.... Vou usar sempre com certeza!

    ResponderExcluir